Amada Moura. Dormir num abraço alentejano, acordar com um mergulho de rainha

Raquel Costa
Crítica
A TRAVEL MAGG foi conhecer o Amada Moura, em pleno Alentejo, e descobriu um boutique hotel onde cada detalhe conta — da limonada de boas-vindas aos quartos com altar e piscina no pátio.

Adora resorts, hotéis enormes em que são precisos 10 minutos a pé, por entre corredores infindos, para chegar ao quarto? Delira com alojamentos à pinha, piscinas gigantes, que davam para fazer provas olímpicas e destinos cheios de turistas? Então é melhor parar por aqui. O Amada Moura não é mesmo para si.

Nascido na cidade raiana que lhe dá nome, este boutique hotel oferece o que alojamentos estandardizados nunca conseguirão proporcionar: autenticidade. São apenas nove quartos (dois dos quais suítes com características que, de tão únicas, precisam mesmo de ser vistas ao vivo e a cores) num antigo palacete no centro de Moura, agora convertido neste refúgio para quem quer conhecer o verdadeiro Alentejo.

A fonte do pátio foi convertida numa pequena piscina, que faz lembrar os antigos banhos romanos. Quando o calor aperta, é o sítio certo para um momento de relaxamento, descontração e contemplação. Do silêncio, das paredes caiadas de branco, da caminhada pachorrenta do tempo a passar.

piscina amada moura
créditos: TRAVEL MAGG

E foi precisamente isso que fizemos assim que chegámos, numa tarde de maio excecionalmente quente, ao Amada Moura. Depois de uma limonada refrescante e de uma fatia de bolo acabadinho de fazer, e de uma visita a este antigo palacete do século XVIII, agora convertido num acolhedor boutique hotel, durante a qual ficámos completamente mesmerizados com os pormenores de decoração (desde as flores campestres, colhidas de frescos, às mantas, passando pelos artefactos religiosos, herança de quem cá antes viveu), rumámos à piscina. E nem sequer precisámos das amorosas camisas de linho que, no Amada Moura, substituem os roupões costumeiros de hotéis mais anódinos. Aqui, a autenticidade está em cada pormenor.

pormenores decoração amada moura
créditos: TRAVEL MAGG

À tarde, a piscina refresca, de manhã revigora. E, antes do pequeno-almoço, tomado à varanda, foi novamente à água que voltámos, desfrutando do privilégio imenso que é dar umas braçadas às primeiras horas do dia, contemplando o silêncio azul que só Moura, com as suas cores vivas, consegue oferecer. Ser feliz pode ser mesmo simples.

Ficámos num quarto da tipologia Deluxe Superior — amplo o suficiente para receber uma família inteira, mas que, egoisticamente, guardámos só para nós. Os tetos abobadados, os armários antigos (de onde podiam sair vestidos de época, corpetes e sombrinhas), os tapetes coloridos e o magnífico duche, tudo assente no chão original deste palacete de inspiração mourisca, envolvem-nos numa atmosfera de luxo descontraído. As portas de madeira robusta e o charme dos detalhes conferem ao descanso uma sensação acolhedora, como se estivéssemos em casa — mesmo longe dela.

O nosso quarto no Amada Moura
O nosso quarto no Amada Moura

Uma das suítes que visitámos guarda um detalhe difícil de encontrar num boutique hotel: um altar original do palacete, com santos e tudo, preservado entre o quarto e a casa de banho. Mais inesperado — e encantador — é quase impossível. Já nos quartos do piso térreo, com acesso direto à piscina, destacam-se as paredes em típico tijolo burro, que acrescentam um charme rústico e acolhedor aos espaços.

pequeno almoço amada moura

A nossa estadia terminou da melhor forma: com um pequeno-almoço delicioso tomado à varanda. Para além do buffet generoso — onde não faltam o indispensável pão alentejano, compotas e bolos caseiros —, é possível pedir ovos e bacon feitos no momento e ir repetindo as chávenas de café até o corpo acordar devagarinho. A cozinha, que mantém a traça antiga, fica mesmo ao lado da sala de refeições e dá à manhã um toque familiar, como se fôssemos todos parte da mesma casa, a preguiçar juntos. Como se todos os dias fossem um tranquilo domingo de manhã.

Há sítios assim. Especiais.

Veja as fotos do Amada Moura

Amada Moura

Amada MouraAmada MouraAmada MouraAmada MouraAmada MouraAmada MouraAmada MouraAmada MouraAmada MouraAmada MouraAmada MouraAmada MouraAmada MouraAmada MouraAmada MouraAmada MouraAmada MouraAmada MouraAmada MouraAmada MouraAmada MouraAmada MouraAmada MouraAmada MouraAmada MouraAmada Moura

Aberto desde junho de 2024, o Amada Moura tem ainda um caminho a percorrer para aprimorar a experiência diferenciadora que oferece aos hóspedes, como nos explicou Carlos Matuto, diretor comercial do Grupo Convento do Espinheiro. Um restaurante está já a ser idealizado para ocupar a antiga cozinha do palacete, e será mais um passo nesta visão que cruza hospitalidade, bem-estar, cultura e gastronomia, sempre com forte ligação à região.

O hotel distingue-se pelo ambiente intimista, o serviço personalizado e os detalhes pensados ao milímetro — dos tetos altos às paredes caiadas, passando pelo mobiliário antigo restaurado. Com apenas nove quartos, divididos entre as tipologias Deluxe, Deluxe Superior e Suítes Deluxe (estas com 52 m² e vistas sobre a cidade), o espaço alia o charme histórico ao conforto contemporâneo.

Depois do Convento do Espinheiro e do Cenoura Brava, em Évora, o Amada Moura é a mais recente aposta da família Camacho em território alentejano. O amor dos investidores madeirenses pelo Alentejo promete, em breve, dar mais frutos e trazer à região do Alqueva mais espaços de luxo discreto, criados para o mais exigente dos viajantes.

O pequeno-almoço artesanal, as massagens no quarto, os passeios no Alqueva e as provas de vinho e azeite são apenas algumas das experiências que tornam cada estadia especial. O hotel colabora ativamente com produtores e operadores locais, promovendo um turismo sustentável e autêntico. Desfrutar da experiência do Amada Moura começa nos 150€ por noite (quarto Deluxe), sendo que o valor das suítes ronda os 280€.

Faça uma visita guiada pelo Amada Moura no Instagram da TRAVEL MAGG

 

Passar a noite num barco? 8 escapadinhas (perto de Lisboa e do Porto) para fazer em setembro
Passar a noite num barco? 8 escapadinhas (perto de Lisboa e do Porto) para fazer em setembro
Ver artigo
Fotos: Emma Ovin e TRAVEL MAGG
* a TRAVEL MAGG visitou o Amada Moura a convite do hotel

VEJA TAMBÉM

Em destaque

No matching posts found.

Scroll to Top