O Pego das Pias é uma praia fluvial sem qualquer intervenção humana a poucos quilómetros de Odemira, no Alentejo. Está tal e qual como a natureza a formou — e talvez por isso seja tão encantadora. Fica mesmo entre árvores e rochas, como se estivesse escondida.
Situada a a norte da freguesia de São Salvador, entre São Luís e Odemira, esta praia com piscinas naturais é perfeita para os exploradores que procuram um local sereno, não muito populoso, mas que dê para ir a banhos (e não são tão frios como poderiam ser).
Para lá chegar terá de percorrer uma estrada de terra batida, a partir da qual deixa de poder levar o carro, precisando de fazer o resto do trajeto a pé. Este trilho pedestre é tranquilo e vale cada passo pelo destino final. O caminho começa na estrada nacional nº120.
Graças às formações rochosas e à profundidade das águas desta praia fluvial, é possível dar saltos e mergulhos mais corajosos. Porém, se preferir, também consegue ficar na zona inicial, mais rasa, onde tem sempre pé. Por estar “engolida” pela natureza, a sombra é garantida.








