O mais recente relatório de AirlineRatings.com revela que a Etihad (com sede em Abu Dhabi) é a companhia aérea mais segura do mundo em 2026, à frente de gigantes como Cathay Pacific, Qantas e Qatar. Entre as tradicionais, europeias como TAP Air Portugal (que ficou em 16º lugar), SAS e Lufthansa também se destacam, mostrando que os líderes em segurança surgem do Médio Oriente, Ásia-Pacífico e Europa, com frota moderna, historial de zero acidentes e programas avançados de prevenção de turbulência.
No segmento low cost, a HK Express mantém o primeiro lugar pelo segundo ano consecutivo, beneficiando de uma frota jovem, baixo índice de incidentes e auditorias quase irrepreensíveis. Entre os destaques estão também Jetstar Airways, Scoot, easyJet, Wizz Air e Ryanair, provando que mesmo companhias com tarifas reduzidas podem atingir padrões de segurança de topo quando a formação de tripulação e a gestão operacional são rigorosas.
Analisando os rankings completos, percebe-se que os Emirados Árabes Unidos, Hong Kong e Austrália dominam as posições de topo, refletindo culturas de segurança robustas e programas de auditoria exigentes.
Top 10 companhias de serviço completo mais seguras
- Etihad
- Cathay Pacific
- Qantas
- Qatar
- Emirates
- Air New Zealand
- Singapore Airlines
- EVA Air
- Virgin Australia
- Korean Air
Top 10 low cost mais seguras
- HK Express
- Jetstar Airways
- Scoot
- EasyJet
- Southwest
- airBaltic
- VietJet Air
- Wizz Air Group
- AirAsia Group
- TUI UK
