Estes passadiços escondidos na Serra da Estrela parecem saídos de um filme. Saiba como lá chegar

Entre pontes suspensas, quedas de água e trilhos de madeira que serpenteiam a Serra da Estrela, os Passadiços do Mondego são imperdíveis.

A Serra da Estrela é um daqueles destinos que nunca desilude. Mas há mais para descobrir do que neve e queijos amanteigados. Escondido no concelho da Guarda, está um dos percursos pedestres mais impressionantes do país, os Passadiços do Mondego. Com 12 quilómetros de pura beleza natural, o trilho segue o curso do rio Mondego entre encostas escarpadas, florestas verdes e vestígios de um passado industrial que agora ganha nova vida. A melhor parte é que ainda não está completamente invadido por turistas.

O percurso pode ser feito em qualquer um dos sentidos, desde a Barragem do Caldeirão até Videmonte, ou vice-versa. E pelo caminho, há muito para ver, desde os vários passadiços de madeira, três pontes suspensas, duas cascatas, moinhos abandonados, antigas fábricas de lanifícios e até uma central hidroelétrica recuperada, a do Pateiro, tudo isto com o som do rio a acompanhar.

Para quem gosta de vistas panorâmicas, o Miradouro do Mocho Real é paragem obrigatória.

O percurso é acessível a todos até aos menos aventureiros, são 12 quilómetros, mas não é preciso ser atleta para aproveitar. Há percursos alternativos: o percurso familiar, ideal para quem vai com crianças, tem apenas 2 km e o percurso adaptado, com acesso para pessoas com mobilidade reduzida, também com 2 km.

E para quem está com pouca vontade de fazer o caminho de volta, há serviço de transfer disponível entre os extremos dos passadiços. Assim, pode ir numa ponta e voltar de boleia.

O que deve saber antes de ir é que os Passadiços do Mondego estão abertos todo o ano, mas os horários mudam consoante a época. No verão (junho a agosto), estão acessíveis das 8h00 às 20h00. A entrada é gratuita, mas podes (e deves) consultar o site oficial para informações atualizadas e marcação de transfers.

Se procura um plano diferente para o fim de semana ou está a planear uma roadtrip pela Beira Interior, este é o tipo de paragem que vale mesmo a pena. É um passeio que liga o lado mais selvagem da Serra da Estrela à herança das comunidades que ali vivem, tudo com uma paisagem que parece saída de um filme. Leve calçado confortável, água, protetor solar e a respeite sempre as regras do parque.

Conheça os passadiços do Mondego

Passadiços do Mondego

Passadiços do MondegoPassadiços do MondegoPassadiços do MondegoPassadiços do MondegoPassadiços do MondegoPassadiços do Mondego

VEJA TAMBÉM

Em destaque

No matching posts found.

Scroll to Top